quarta-feira, 23 de setembro de 2009

3º Encontro-Gestar II-Passos-MG

3º ENCONTRO 01/06/2009

Gestar II – Passos -MG
Formadora: Raquel Lemos Paim Lima

“ Que o caminho seja suave aos seus pés...que o vento sopre leve seus ombros...que o sol brilhe cálido em sua face...que a chuva caia branda sobre seus campos...E até que eu volte a te ver ...Que Deus te guarde NA PALMA DE SUA MÃO”


Em nosso 3º encontro ocorrido na 1ª semana de junho ficou confirmado o sucesso do curso GESTAR II da Língua Portuguesa na cidade de Passos,pois após os elogios das cursistas que participaram dos dois primeiros encontros , houve uma procura imensa pelo curso , abrindo uma grande lista de nomes em espera ,na esperança de alguma desistência,isto nos trouxe a certeza que o profissional da educação “ tem sede” de cursos de qualidade.
Vamos à oficina!!!
Inicialmente foi apresentada a mensagem Reflexão que você pode acessar em nossa barra de vídeos.
Fizemos a socialização das atividade de casa desenvolvidas pelas cursistas da unidade 9 do TP3.
Veja comentários:

Relatórios:
Cursista: Adriani Lobato.
Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Finais Do Ensino Fundamental.
03/06/2009

Do livro “Língua Portuguesa Gêneros Textuais _ GESTAR ll” , foi proposto pela Formadora que se escolhesse uma atividade da unidade 9 do TP3 para ser aplicada em sala de aula e apresentado o resultado juntamente ao relatório na aula seguinte.

Desta unidade 9, escolheu-se a Seção 1, cujo tema é “O conhecimento intuitivo de gêneros” para ser trabalhada com alunos do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico.

A atividade destina-se a leitura de linguagem não verbal com o objetivo de ampliar as estratégias de leitura do aluno, nessa modalidade de linguagem, ampliar seus referenciais culturais e sua ‘leitura de mundo’, sem perder de vista o caráter lúdico da atividade. Pretende-se, no caso, promover a leitura de imagens produzidas através de fotografia relacionadas ao tema central da unidade_ o trabalho_ oferecendo aos alunos oportunidade de operar conteúdos de uma forma mais afetiva e criativa.

Alguns alunos da Aula de Reforço Escolar, turma 6ºM1 da E. M. Profª Jalile Barbosa Calixto em grupo desenvolveram a atividade mencionada acima, observando cinco figuras que registram momentos de pessoas em atividade do seu cotidiano.

Os alunos após observarem, opinarem e tirarem suas próprias conclusões, registraram na folha de atividade.

Os membros do grupo tiveram bom entrosamento, também participaram satisfatoriamente de todas as etapas de desenvolvimento e realização.

RELATÓRIO
Cursista: Joana D’arc Silva dos Santos.
Professora da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha.


O conhecimento intuitivo de gêneros tem como objetivo identificar diferenças e semelhanças na organização de textos organizados em diversos contextos de uso linguístico.

Atividade foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha.

Os alunos se reuniram em grupos para observarem as 5 figuras. Houve a explicação de que a idéia de texto é bastante abrangente e que envolve tudo o que nos remete a uma informação, através dos textos de linguagem não-verbal, podemos formular idéias, conceitos, e isto é texto.
Como as salas são heterogêneas, há ali, alunos de diferentes classes sociais e por isso possuem visões diferentes acerca trabalho.
A primeira figura foi facilmente caracterizada como trabalho; a segunda, como o homem está usando um notebook e tem uma bebida ao lado, a maioria achou que ele apenas digita uma mensagem e se diverte com isso, portanto, não consideram trabalho. A terceira figura, a maioria também não considerou trabalho, acharou que é apenas uma atividade comum de uma escola ou creche; já a figura dos jogadores, a maioria acha que é trabalho, aliás, o sonho dos meninos, ganhar muito dinheiro com o futebol e por fim, analisando a última figura, poucos acham que essa atividade seja trabalho, principalmente, porque não envolve dinheiro, salário.
Enfim , obtivemos um resultado muito bom, cada aluno pôde formular seus conceitos e refletir sobre as atividades de sua comunidade e que isso depende do seu conhecimento de mundo e da vivência de cada um.

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Após a socialização debatemos a inter-relação entre gêneros e tipologia, conscientizando que em todos os gêneros se realiza a tipologia textual podendo acorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos de texto.
Cada tipo de texto foi discutidos em sua peculiaridades, enfatizando o Injuntivo e a Predição que segundo as cursistas foi poucos difundidos em cursos anteriores .
Os texto usados na internet tidos como gêneros emergentes foram analisados em suas estruturas específicas.
As metodologias usadas nas pratica textual foram debatidas, pois são estratégias fundamentais na aprendizagem.
Iniciamos então a analise do texto abaixo:
Texto de Configuração Híbrida:

Um novo José
Josias de Souza

Calma José.
A festa não começou,
a luz não acendeu,
a noite não esquentou
O Malan não amoleceu, mas se voltar a pergunta:
e agora José
Diga: ora Drummond,
agora Camdessus.
Continua sem mulher,
continua sem discurso,
continua sem carinho, ainda não pode beber,
ainda não pode fumar,cuspir ainda não pode,
a noite é fria,
O dia ainda não veio,
o riso ainda não veio,
não veio ainda a utopia,
o Malan tem miopia,
mas nem tudo acabou,
nem tudo fugiu,
nem tudo mofou.
Se voltar a pergunta:
E agora José?
Diga: ora Drummond, Agora FMI.
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
O Malan nada faria,
mas já há quem faça.
Ainda só, no escuro,
qual bicho do mato, ainda sem teogonia,
ainda sem parede nua, pra se encostar,
ainda sem cavalo preto,
que fuja a galope,
você ainda marcha José!
Se voltar a pergunta:
José para onde?
Diga: ora Drummond,
Por que tanta dúvida?
Elementar, elementar,
sigo pra Washington
e, por favor, poeta,
não me chame de José.
Me chame Joseph.

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Foi explicado do que se trata e como se cria um texto híbrido.
O texto “Um novo José” foi interpretado pelas cursistas que fizeram a intertextualidade entre “E Agora José” de Drummond com os acontecimentos políticos da época em que Josias de Souza escreveu “Um Novo José”.
Logo após vários materiais, entre eles jornais,revistas e poemas de Drummond foram distribuídos às cursistas para servirem de parâmetro para redigirem um novo texto de configuração híbrida.
Como resultado desta oficina, a qual foi desenvolvida com muito entusiasmo pelas cursistas surgiram lindos ,cômicos, inteligentes e criativos textos.
Observe alguns resultados:
TEXTOS HÍBRIDOS

BASEADOS EM TEXTOS DE CARLOS DRUMMOND ANDRADE

DRUMMOND: A BUNDA, QUE ENGRAÇADA
CURSISTAS:PAULA VOLTARELLI
CRISTINA MARIA BUENO
CRÍTICA:EXPLORAÇÃO DO CORPO PELA MÍDIA

A BUNDA COBIÇADA

A BUNDA, QUE ENGRAÇADA.
COM ELA NÃO É NECESSÁRIO MAIS NADA!
ESTUDO? CULTURA? PRA QUÊ?
COM A BUNDA PODE-SE VIVER!
NÃO LHE IMPORTA O QUE VAI
PELA FRENTE DO CORPO .
A BUNDA BASTA-SE.
CAPA DE REVISTA ,
DANÇARINA DE FUNK,
PROGRAMA NA ESQUINA!
A BUNDA SE DIVERTE
POR CONTA PRÓPRIA. E AMA.
AMA O DINHEIRO,
AMA A FAMA...
MAS AMA A SI PRÓPRIA?
LÁ VAI SORRINDO A BUNDA.
VAI FELIZ NA CARÍCIA DE DE SER E BALANÇAR.
LÁ VAI BEBEL
COBIÇADA,
DESEJADA,
AFAMADA.
ESTUDO? CULTURA? PRA QUÊ?
A BUNDA É A BUNDA,
REDUNDA.

Texto Híbrido: A fama que engana
Cursistas: Maria Amélia, Lindalva e Fabiana. Data: 03/06/2009

Poesia: A falta que ama (texto proposto para exercício)
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Professora/Orientadora: Raquel Lemos Paim Lima.

A fama que engana

Entre dinheiro, fama e gana
O que se esquiva se dá,
Enquanto a falta que clama
Procura alguém que dá.

Está coberto de lama
Forrado de lamento.
Onde a fama se forra,
A gana é toda fomento.

Toda hora aquela nudez
Que corrói a sensatez.
Relações que não se importam
Mas que exporta a timidez.

Envolvem-se com tanta rapidez
Que o gesto espalha no chão
A vida conta-se inteira
Em momento de exposição.

Por que é que se mostra
Com rancor e competição
E por que, sempre se escoa
Os valores e a educação.

O indivíduo enlouquecido
Na casa ardente do BBB
Une o tédio do dia
Frustrando numa remota energia.

Na casa vira serpente?
Vai tudo pro ar?
É falta, ou ele que sente
O sonho de dinheiro gastar?
Obs: *Fomento = funciona, na paráfrase, como estado de excitação.
“ O cidadão excitado(fomento) pela gana de possuir a fama.”

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