segunda-feira, 28 de setembro de 2009

GESTAR PASSOS-MG

4º ENCONTRO-15 DE JUNHO

FORMADORA: RAQUEL LEMOS PAIM LIMA

“SÓ HÁ DUAS OPÇÔES NESTA VIDA: SE RESIGNAR OU SE INDIGNAR,
E EU NÃO VOU ME RESIGNAR NUNCA”( DARCY RIBEIRO)

Estudamos nessa oficina que os textos se manifestam sempre num ou outro gênero textual. Um maior conhecimento do funcionamento dos gêneros textuais é importante tanto para a produção como para a compreensão .
Os gêneros se apresentam em informais ou formais e em todos os contextos e situações da vida cotidiana.

Analisamos que os gêneros textuais fundam-se em critérios externos (sócio-comunicativos e discursivos)
Os tipos textuais fundam-se em critérios internos (linguísticos e formais).
No ensino de uma maneira geral, em sala de aula de modo particular, pode-se tratar dos gêneros, nesta perspectiva, e levar os alunos a produzirem ou analisarem eventos linguísticos os mais diversos, tanto escritos como orais, e identificarem as características de gênero de cada um.
Para efetivar o que estudamos trabalhamos o texto abaixo:

TEXTO

Os dois garotos correram até a entrada da casa. “Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado, “Eu não sabia que sua casa era tão grande”, disse Marcos. “É, mas ela está mais bonita agora, desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral estava vazia exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas aí.” Eles entraram pela porta lateral, Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.
Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar. Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. “Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim.
A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.
Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez que o encanamento arrebentara.
“Aqui é onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo, enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa.
Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde havia jóias. O quarto de suas irmãs não era tão bonito quanto o de seus pais, que estava revestido de mármore, mas para ele era a melhor coisa do mundo. (Traduzido e adaptado de Pitchert, J.& Anderson, R. Taking “ different perspectives on a story, Journal of Education Psychology, 1977, 69).

Cada cursista ou grupo produziu um texto com base nas referências do texto lido:
Grupos 1- vender a casa
Grupos 2- comprar a casa
Grupos 3- tentar tombar a casa
Grupos 4- roubar a casa
Grupo 5- alugar a casa

(Carta- e-mail- relatório- entrevista- plano de roubo- memorial descritivo- classificados- etc..)
Resultado da oficina:

Cursista: Adriani Assis Lobato Oliveira

Atividade sobre diferentes perspectivas de uma história: “ A casa”
Entrevista com um comprador em potencial

Corretor: Bom dia, senhora!
Compradora: Bom dia.
Corretor- Ele: Esta é a casa que gostaria que visse!
Compradora- Ela: Espero realmente que tenha encontrado uma casa que possa me atender.
Corretor- Ele: Vamos entrar! Aqui temos este amplo jardim.
Compradora- Ela: Humm... Será necessário contratar um paisagista para modernizar este imenso jardim. Deixaram os arbustos crescerem demais. Estão escondendo toda a porta principal. Além disso, seria necessário um bom jardinei jardineiro para mantê-lo cuidado durante o ano todo.
Ele: Olha só a garagem! Muito espaçosa, não acha? Veja que parede linda, toda revestida com pedra. Está na última moda!
Ela: É espaçosa mesmo.
Ele: Vamos entrar por esta porta lateral?
Ela: Eu não sabia que esta casa era tão grande...
Ele: Esta é a sala de jantar. Está recém-pintada, como todo o resto do primeiro andar.
Ela: Daqui não se vê nenhum vizinho, hein! Fica meio isolada...
Ele: Paz e tranqüilidade! Ar puro, tudo de bom.
Ela: Não dá para escutar nem um barulhinho de música, de nada.
Ele: Aqui temos a cozinha, toda planejada!
Ela: Aham...
Ele: Deste lado, temos o lavabo! Chique!
Ela: Está todo mofado e a parede úmida. O vazamento aqui está grande, precisa de um encanador ou bombeiro hidráulico com urgência...
Ele: Isso é coisa simples de resolver. Ali é o escritório! Possui cofre.
Ela: Sei. A escada é grande...
Ele: Vem ver o andar de cima. São três quartos. O quarto do casal tem closet e é todo revestido de mármore. Tem mais dois quartos, tão lindos quanto este!
Ela: Está vista a casa.
Ele: O que a senhora achou? Ela é maravilhosa, coisa de cinema!
Ela: Realmente, é muito grande, bonita também.
Ele: Podemos fechar o contrato de compra e venda?
Ela: Eu gostei da casa, mas como o senhor pôde notar, há reparos a serem feitos. Ela fica longe do centro da cidade, cidade, sem vizinho por perto, falta a pintura do segundo andar todinho. Eu tenho uma contra proposta. Se o seu cliente tiver interesse, podemos fechar o negócio imediatamente. Peço para o meu marido entrar em contato.
Ele: Está combinado, eu aguardo o contato. Tenha uma boa tarde!
Ela: Muito obrigada pela atenção, boa tarde!

############################

Cursista:Vera Aparecida de Oliveira Nunes

OPORTUNIDADE

Vende-se casa recém-construída em condomínio de luxo com jardim extremamente bem cuidado, entrada suntuosa cercada de arbustos altos importados do Norte do Brasil.
Tem uma grande parede lateral totalmente revestida de pedras que leva até à garagem onde cabem 4 carros. As paredes da casa foram recentemente pintadas com detalhes modernos de decoração.
A casa tem também ampla sala de jantar com lavabo ao lado e uma ampla cozinha com armários planejados na cor branca e prata.
No andar superior da casa encontram-se três suítes e um escritório com ótimas estantes de madeira maciça. Os quartos são amplos e arejados sendo que a suíte do casal tem closet com cofre digital ultramoderno e paredes revestidas de mármore travertino italiano.
Uma outra suíte menor também tem revestimento em mármore dando um charme todo especial ao lugar.
Apesar de todo o luxo e da construção tão caprichada o preço é bem acessível, facilitado e aberto a negociações.
Procure a imobiliária Sonho Realizado e conheça o imóvel ou telefone para o nº 99996666
Você não se arrependerá!!!

#################################

Cursista: Fabiana Maria da Silveira
Texto 9 – TP3 Unidade – 9.
Proposta: Reescrever o texto com o objetivo de vender a casa.
A CASA

Vende-se uma casa afastada, num bairro nobre da cidade, toda murada com altos arbustos na entrada, um jardim bem planejado e extremamente bem cuidado, uma casa grande.
Há uma parede revestida com pedras que vai até a garagem, garagem vazia aguardando o seu carro. Na lateral, há uma porta para facilitar qualquer entrada, podendo ficar até aberta sem nenhum problema.
No primeiro andar, temos uma sala de estar, grande e recém pintada, assim também a sala de jantar, o escritório. No andar superior, temos três quartos, um deles com closet e cofre, os outros dois também muito bonitos, revestido mármore.
Ligue para o telefone 3333-3333 para agendar uma visita, sem compromisso. Você ficará encantado com tanto conforto, segurança e tranquilidade.

Relatório da Atividade Aplicada em sala de aula.
Pedi para os meninos sentarem em duplas, distribui o texto e o lemos juntos.
Debatemos sobre a casa descrita, todos os detalhes e sobre a visão dos dois garotos do texto.
Então perguntei como seria a descrição daquela casa sob o ponto de vista de um vendedor. Eles responderam que as explicações sobre seriam apenas elogiando a casa.
Perguntei como seria a descrição sob o ponto de vista de alguém que olha um imóvel para comprar. As explicações saíram com muita criatividade.
E se fosse um ladrão que planeja invadi-la para roubar? Os alunos adoram responder esta parte e souberam citar o detalhe da porta lateral que fica sempre aberta, além disso, afastada da cidade, longe de algum vizinho que poderia perceber e chamar a polícia.
Neste momento, expliquei que cada dupla iria fazer um destes papéis. Primeira dupla escreveria o texto como se fosse dois vendedores, a segunda, dois compradores, a terceira seria dois alugadores e a quarta, dois ladrões. Enquanto os alunos produziam seus textos, percebi bastante entusiasmo, não reclamaram de ter que escrever muito. Fizeram com empenho e obtive um bom resultado.

###################################

Cursista: Joana D’Arc Silva dos Santos
Professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha de Passos- MG
Relatório – Gestar II – TP3
Atividade: Produção de texto com base nas referências do texto lido
Série em que foi aplicada: 9º ano do Ensino Fundamental.
Sequência:
- A sala foi dividida em grupo;
- Discutimos sobre a estrutura e linguagem dos textos: classificados, cartas, e-mail etc.
- Cada grupo recebeu um texto com as atividades;
- Foi feita a leitura do texto;
- Cada grupo optou por uma atividade diferente;
- Finalmente, a produção dos textos por cada grupo.
Conclusão:
Embora o maior interesse tenha sido pelos classificados (vender, comprar, alugar), talvez por ser um tipo mais próximo a eles ou por ser mais curto, houve também o interesse por cartas, plano de roubo e e-mail.
Uma dificuldade foi a construção de classificados longos, mas como levei um jornal, pude mostrar a eles como um texto desse tipo é mais resumido.
Um grupo resolveu escrever uma carta pedindo o tombamento do imóvel; para isso, procuraram um professor de História e ficaram sabendo que o órgão que cuida desse assunto é o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), ao qual dirigiram sua carta.
Foi uma atividade interessante, poucos alunos fugiram à estrutura do texto proposto; houve esclarecimentos após a atividade.


Relatório

Curso: GESTAR II- Passos-MG – Coordenadora: Raquel Lemos
Texto 9 – TP3 Unidade – 9
Assunto: Produzir um texto com base nas referências do texto lido.
Texto a ser produzido: Tombar a casa.

Especificações:
O exercício aplicado no 7º ano.
Orientação:
-Divisão da sala em grupos.
-Definição: Foi solicitado aos alunos que buscassem o significado da palavra tombar no dia anterior a aplicação do exercício.

Apresentação do exercício a ser feito:
Objetivo: Preservação de bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental. etc.
Proteção especial do imóvel;
A população passa a usufruir do patrimônio (visitação).

Objeto a ser tombado: Casarão - Herança de família
Mobília do tempo dos escravos.
Coleção de Porcelana, pratarias e cristais com mais de um século.
Coleção de selos e moedas raras.
Jóias passadas por muitas gerações.
Orientação de como solicitar um tombamento:
-A população por meio de abaixo-assinado solicitar providências destinadas a preservação do bem público em questão.
-Enviar o documento ao IPHAN (instituto do patrimônio histórico e artístico nacional) solicitando o tombamento.
- Aguardar análise do conselho consultivo do patrimônio e caso seja aprovada é homologada pelo ministro da cultura e o ato publicado no Diário oficial da união.

Término do processo: Se aceito o tombamento ele é inscrito no Livro do Tombo e a comunicação formal do mesmo ao proprietário ou à cidade, se for um bem público.

Vantagens: O proprietário fica isento do IPTU;
Não se pode fazer demolição;
Qualquer reforma terá que ser aprovada pela prefeitura.

Observações: Alguns alunos não conheciam o significado da palavra tombar no sentido de preservar, proteger, transformar bem público.
Levaram para a sala de aula informações tais como imóveis já tombadas na cidade e descobriram também que não se tomba somente imóvel e que na cidade tem uma árvore que é protegida.
Comentaram que na cidade tem casas muito antigas que estão sendo “desmanchadas” e o porquê de não serem tombadas.
Os alunos fizeram um requerimento e abaixo-assinado para conclusão do exercício.





Cursista: Joana D’Arc Silva dos Santos




################################


Relatório

Curso: GESTAR II- Passos-MG – Coordenadora: Raquel Lemos
Cursista: Delma
Texto 9 – TP3 Unidade – 9
Assunto: Produzir um texto com base nas referências do texto lido.
Texto a ser produzido: Tombar a casa.

Especificações:
O exercício aplicado no 7º ano.
Orientação:
-Divisão da sala em grupos.
-Definição: Foi solicitado aos alunos que buscassem o significado da palavra tombar no dia anterior a aplicação do exercício.
Apresentação do exercício a ser feito:
Objetivo: Preservação de bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental. etc.
Proteção especial do imóvel;
A população passa a usufruir do patrimônio (visitação).
Objeto a ser tombado: Casarão - Herança de família
Mobília do tempo dos escravos.
Coleção de Porcelana, pratarias e cristais com mais de um século.
Coleção de selos e moedas raras.
Jóias passadas por muitas gerações.
Orientação de como solicitar um tombamento:
-A população por meio de abaixo-assinado solicitar providências destinadas a preservação do bem público em questão.
-Enviar o documento ao IPHAN (instituto do patrimônio histórico e artístico nacional) solicitando o tombamento.
- Aguardar análise do conselho consultivo do patrimônio e caso seja aprovada é homologada pelo ministro da cultura e o ato publicado no Diário oficial da união.
Término do processo: Se aceito o tombamento ele é inscrito no Livro do Tombo e a comunicação formal do mesmo ao proprietário ou à cidade, se for um bem público.
Vantagens: O proprietário fica isento do IPTU;
Não se pode fazer demolição;
Qualquer reforma terá que ser aprovada pela prefeitura.
Observações: Alguns alunos não conheciam o significado da palavra tombar no sentido de preservar, proteger, transformar bem público.
Levaram para a sala de aula informações tais como imóveis já tombadas na cidade e descobriram também que não se tomba somente imóvel e que na cidade tem uma árvore que é protegida.
Comentaram que na cidade tem casas muito antigas que estão sendo “desmanchadas” e o porquê de não serem tombadas.
Os alunos fizeram um requerimento e abaixo assinado para conclusão do exercício.


Requerimento de nº 01

Nós Alunos da Escola Jalile B.Calixto , portadores do documentoxxxxx, moradores do bairroxxxxx, na cidade de Passos, Estado Minas Gerais.
A gerente de proteção de Patrimônio Material do Iphan, Jurema Armaut.
Requeremos por meio desta o tombamento da casa, sito a rua das Oliveiras, 01 Bairro Juazeiro,Município de Passos, Estado de Minas Gerais.
Motivo: Por haver necessidade de se ter um museu no município de Passos a casa citada acima é um imóvel adequado para tal fim, pois é antiga e conservada e tem as seguintes repartições: 30 cômodos, garagem ampla, jardim, 09 quartos. No andar inferior, sala de estar, 01 cozinha, 01 imensa sala de jantar, 05 banheiros, 06 escritórios , 03 bibliotecas e várias salas que podem ser transformadas em espaços para exposições.
Recentemente foi reformado o jardim com altos arbustos no jardim. A parede lateral é revestida com pedras que vai até a garagem. O salão nobre tem jogos porcelana, prata e cristal.
No andar superior onde há escritório, está guardado um cofre com moedas e jóias antigas e possui também quartos revestidos com mármore com amplas janelas que tem uma visão maravilhosa de onde se avista o jardim e um shopping que fica a alguns quilômetros dali.
A casa é patrimônio de família, passado de geração em geração e como a família vai para outro país e não que seja demolido e o imóvel é ideal para o museu que precisamos montar, solicitamos que o imóvel se torne patrimônio público em benefício de toda a comunidade.


##########################################

Curso Gestar II / TP3 / unidades 9 / 10 4ª Oficina
Formadora: Raquel Lemos


Apresento-lhe o relatório das aulas práticas relacionadas à 4ª aula do curso Gestar, aplicadas no 9º ano da E.M.”Dr. Manoel Patti”.
A 1ª atividade com texto referencial “different perspectives on a story”, adaptado por Pitchert, foi trabalhada nas cinco modalidades pedidas:

 Grupo 1 – vender a casa
 Grupo 2 – comprar a casa
 Grupo 3 – tentar tombar a casa
 Grupo 4 – roubar a casa
 Grupo 5 – alugar a casa

Distribuí uma cópia do texto a cada dupla; fizemos a leitura e depois os comentários. Orientei as duplas de alunos, de como deveriam produzir os textos e as várias modalidades que poderiam ser trabalhadas, como: anúncios, poemas, contos, crônicas, redações oficiais, etc, explicando os detalhes de cada gênero.
A produção da dupla do grupo 4, (roubar a casa) chamou minha atenção pela criatividade da modalidade escolhida e também pela apresentação. Produziram um conto, cheio de mistérios e suspense. Antes da apresentação explicaram sobre a repetição do “era”. Disseram que fora intencional, para criar mais suspense. Aproveitei o “gancho” e anotei, para ser trabalhado a anáfora e demais figuras de sintaxe, pois as outras já foram trabalhadas.
Todas as duplas apresentaram oralmente suas produções. Foram duas aulas dinâmicas e produtivas.
Atividade 2 – Fazer uma crítica através de paródia.
Sugeri aos alunos a fazerem uma paródia musical. A atividade foi individual, cada aluno parodiou a música preferida. Pedi-lhes que escrevessem primeiro, a letra original e depois a paródia. A apresentação ficou para a aula do dia seguinte, e um aluno parodiou a música “Palavras de Paz” de César Mennote e Fabiano, transformando-a em “Palavras de Paz”, uma crítica à injustiça social, políticos e corrupção. Na apresentação oral, cantou-a acompanhado de seu violão e mais duas colegas ajudando no refrão.
O objetivo maior nessas atividades, não foram “cobranças”, mas sim, proporcionar uma maior interação entre os colegas, com momentos de descontração.

Minhas considerações,

Cursista – Rosa Maria Maia Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário